
Um interminável debate cerca a relação entre TV e Internet atualmente. E com razão. Hoje os meios de comunicação estão se fundindo e a tecnologia não para de evoluir, numa velocidade que ninguém consegue definir.
A maioria das pessoas tem a opinião firme de que a Internet chegou para, aos poucos desturir a TV. A filosofia do "vejo depois no youtube" é um exemplo disso. Muito do que acontece na tv é visto só depois, na internet. Mas, temos que fazer algumas observações sobre isso.
A primeira delas é que, apesar da audiência da Globo não estar em sua melhor fase, a audiência geral da TV continua crescendo no país (De 2007 para 2008 cresceu 2%). E, junto com ela,por sinal em uma porcentagem bem maior, o numero de pessoas que possuem acesso à internet( de 2007 para 2008 foram 19%). Ora, se há mais gente conectada a tendência não seria termos menos gente na tela da tv?!
Outro fator interessante nessa discussão é que uma parte expressiva de vídeos procurados na internet vem justamente da TV. Para citar um exemplo, hoje no Youtube, maior e mais importante site de vídeos da web, dos 20 videos mais vistos do dia, 5 deles estão relacionados com a novela " A Favorita, 1 com " Malhação", 1 com " Maysa" e 1 com o Globo Esporte. ( Detalhe que os três primeiros lugares são ocupados por remixes da musica " beijinho doce", cantada por Flora em "A Favorita").
Bom, da pra perceber que a dependência entre TV e internet é muito mais que um meio destruindo o outro. Pelo contrário, a Internet,em vários setores, depende, e muito, do que a TV produz.E o impacto da televisão na vida dos Brasileiros ainda é muito maior.
A Internet vem sim ganhando espaço, mas ainda é muito cedo para tirar conclusões sobre um possível fim da audiência na TV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário