sábado, 31 de janeiro de 2009
Almoça, menina!
Cada vez mais estou desanimado do Jornal Hoje. Eu sei que por ser um jornal da hora do almoço deve ser mais leve, interativo, em um tom mais informal.Mas peraí, não é por isso que o Evaristo Costa tem que encarnar a Ana maria Braga apresentando o Mais você, né?!?!
Pode reparar, uns 75% do jornal são feitos de dicas para estudantes e donas de casa. Isso não teria problema se não estivéssemos falando de dicas extremamente fúteis e repetitivas como "qual a melhor forma de regar a samambaia" ou então "passe protetor solar quando sair ao sol". Tudo bem, afinal, o Brasil é um país que quase não tem questões importantes para serem discutidas, não é?!
Agora, o que mais anda me incomodando é essa mania do Jornal Hoje de mandar as pessoas consumirem! É o tempo todo mostrando matérias que estimulam o consumo, agora com essa crise então, nem se fala!!
Qualquer dia desses ainda ligo a TV na hora do almoço e vejo o Louro José falando do movimento dos shoppings no dia dos namorados, ou então a própria Ana Maria gritando "Almoça, menina!".
sexta-feira, 9 de janeiro de 2009
Eai, vai espiar?
Senhoras e senhores, vai começar mais um Big Brother Brasil!
Contra todos os apocalípticos que rogaram pragas intermináveis ao reality show de maior audiência do país, Pedro Bial está de volta com sua imagem de "pai de todos" e seu dicionário desgastado de piadas prontas.
O que podemos esperar desse programa?! A mesma novela de sempre! Aquela trama forjada que nós adoramos e que, apesar de pouquíssimos assumirem, nos prende na frente da TV. È claro que não é todo mundo que gosta, e tem muita gente que odeia mesmo e com bons argumentos, mas falo aqui de uma expressiva maioria que se rende às boas besteiras do programa.
Se há qualidade ou não no produto, isso não importa, a verade é que nos interessamos sim em ver coisas divertidas acontecendo em uma casa dentro de um um país onde quase nada de bom acontece.
Eu não aconselho que assistam, vocês realmente não vão ganhar nada de bom com isso. Mas se assistirem, não se culpem, pelo contrário, divirtam-se com as pérolas únicas que o programa oferece.
Mas, pelo amor de Deus, não vá gastar seu dinheiro votando no paredão de terça ou escolhendo se os nossos "brothers" devem fazer cocô na grama ou passar a semana com uma melancia na cabeça.Existem coisas mais interessantes pra você empregar seu dinheiro.
quarta-feira, 7 de janeiro de 2009
9mm - São Paulo
Li ontem sobre uma série que a Fox TV gravou no Brasil: "9mm- São Paulo". A produção foi exibida ano passado pela Fox, mas, mesmo eu só tendo visto agora, com um pouco de atraso, resolvi comentar. Assisti aos dois primeiros episódios. E gostei do que vi.
A série, sobre um grupo de investigações da polícia de SP, carrega um pouco dos grandes sucessos de investigação criminal americanos, mas consegue mostrar de uma forma bem real como isso tudo funciona aqui no Brasil,onde lei e crime se confundem o tempo todo. Como sempre,não faltam palavrões, corrupção, e muita violência. Engana-se quem pensa que tudo isso é só mais um clichê,pelo contrário, é a realidade podre em que vivemos.
Não poderíamos idealizar grandes histórias de detetive em um país onde a burocracia reina, as leis não funcionam e a polícia mata mais que os próprios bandidos.
É legal falar sobre a representação da mídia sensacionalista no seriado, com uma repórter que resume a falta de profissionalismo de grande parte dos repórteres e apresentadores brasileiros que lidam com esse tipo de caso.
A investigação dos casos é acompanhada pelos problemas pessoais dos personagens e a dinâmica com que tudo isso acontece é bem interessante.
"9mm-São Paulo" mostra, mais uma vez, que a palavra Justiça está longe de sair dos dicionários para ser colocada em prática na vida difícil dos brasileiros.
Você pode ler tudo sobre a série no site oficial. Também no site você pode ver os quatro primeiros episódios.
Se assistir (e se quiser) deixe aqui seu comentário falando o que achou!
terça-feira, 6 de janeiro de 2009
TV vs Internet
Um interminável debate cerca a relação entre TV e Internet atualmente. E com razão. Hoje os meios de comunicação estão se fundindo e a tecnologia não para de evoluir, numa velocidade que ninguém consegue definir.
A maioria das pessoas tem a opinião firme de que a Internet chegou para, aos poucos desturir a TV. A filosofia do "vejo depois no youtube" é um exemplo disso. Muito do que acontece na tv é visto só depois, na internet. Mas, temos que fazer algumas observações sobre isso.
A primeira delas é que, apesar da audiência da Globo não estar em sua melhor fase, a audiência geral da TV continua crescendo no país (De 2007 para 2008 cresceu 2%). E, junto com ela,por sinal em uma porcentagem bem maior, o numero de pessoas que possuem acesso à internet( de 2007 para 2008 foram 19%). Ora, se há mais gente conectada a tendência não seria termos menos gente na tela da tv?!
Outro fator interessante nessa discussão é que uma parte expressiva de vídeos procurados na internet vem justamente da TV. Para citar um exemplo, hoje no Youtube, maior e mais importante site de vídeos da web, dos 20 videos mais vistos do dia, 5 deles estão relacionados com a novela " A Favorita, 1 com " Malhação", 1 com " Maysa" e 1 com o Globo Esporte. ( Detalhe que os três primeiros lugares são ocupados por remixes da musica " beijinho doce", cantada por Flora em "A Favorita").
Bom, da pra perceber que a dependência entre TV e internet é muito mais que um meio destruindo o outro. Pelo contrário, a Internet,em vários setores, depende, e muito, do que a TV produz.E o impacto da televisão na vida dos Brasileiros ainda é muito maior.
A Internet vem sim ganhando espaço, mas ainda é muito cedo para tirar conclusões sobre um possível fim da audiência na TV.
Assinar:
Postagens (Atom)