sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
O fato mais importante do ano (?)
Chegamos ao fim de 2008 e isso não é novidade pra ninguém. Também não é novidade as mil e uma retrospectivas que aparecem por aí nos canais de tv aberta.
Mas a Retrospectiva da Globo me chamou atenção.
A qualidade do programa foi ótima, o cuidado com as imagens, e realmente relembraram os fatos mais importantes desse ano tão marcante para a história da humanidade.
Mas, é necessário ressaltar alguns pontos:
1) A Rede Globo, como sempre, foi extremamente tendenciosa em assuntos relacionados à America Latina e à política brasileira, além de outros assuntos. Mas isso,infelizmente, acontece todos os dias nos telejornais da emissora.
2) Ao fazer uma enquete com os internautas, queriam saber qual foi o fato mais relevante do ano.
O resultado? Caso Isabella Nardoni com 29% dos votos!
Não, eu não sou um cara insensível à morte da garotinha que emocionou o país. O que acontece é que em 2008 vimos o primeiro presidente negro a ser eleito na maior potência do mundo, estamos vendo o capitalismo definhar em sua própria selva de interesses, vimos a maior catástrofe natural da história do país ocorrida em Santa Catarina, sem falar na guerra da Geórgia, nos piratas africanos, nas Olimpíadas...( a maioria desses fatos está na lista dos mais importantes segundo os internautas, mas atrás do caso Nardoni.)
Mas pior que isso, é difícil aceitar que a morte da pequena Isabella é apenas mais uma nesse cenário cruento de violência doméstica que devasta nosso país. A escolha dos internautas mostrou que nos lembramos mesmo é daquilo que a mídia martelou em nossas cabeças incessantemente durante mais de um mês! Não foi só o caso Isabella, tivemos outros milhares, até mais graves, que se quer foram divulgados pela grande mídia e, é claro,não entraram na retrospectiva global.
O que fica de 2008, mais uma vez, é a esperança inesgotável de um ano melhor e mais tranquilo, em que TODOS os brasileiros se preocupem mais com TODOS os brasileiros, e não só com aqueles que a mídia seleciona para nos preocuparmos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário